Matéria publicada no Jornal do Commercio sobre webconferência.
Terça-feira, 14 de dezembro de 2010
WEBCONFERÊNCIA CHEGA ÀS MPE`s A webconferência, muito utilizada em empresas de grande porte, vem ganhando adeptos entre as micro, pequenas e médias empresas, devido a economia proporcionada, o baixo custo do serviço e a qualidade dos novos programas. A evolução da web 2.0 permitiu que as empresas dispensassem investimentos em equipamentos e links dedicados, o que reduziu drasticamente os custos para que as pequenas e médias corporações pudessem usufruir da tecnologia. No mercado, é possível encontrar ferramentas variadas e com grande quantidade de recursos para personalizar a conferência via internet. Em reunião de negócios ou mesmo treinamento, por exemplo, pode-se aliar os recursos de áudio e vídeo, com apresentações no estilo do Power Point. O coordenador de treinamento da EMS Sigma Pharma, Aristeu Ribeiro Júnior, percebe que a utilização dessa tecnologia gerou uma perceptível economia, apesar de, inicialmente, não ter sido contratada com essa finalidade. "Isso não substitui nossas reuniões presenciais, mas a ferramenta proporciona alinhamento e rapidez ao processo de comunicação com nossos colaboradores externos e maior contato com eles. O custo é inferior a 15% em relação ao que teríamos se estas fossem realizadas presencialmente", afirmou ele. Outra empresa que também utiliza o serviço é a consultoria Ninecon. Segundo o supervisor de infraestrutura, Fernando Teixeira, a tecnologia foi adotada para apresentar os indicadores do mês anterior, apresentar a pré-venda das funcionalidades dos aplicativos e reunir os gerentes de projeto. "Não apuramos a redução em valores, estamos usando por volta de 20% do plano para a webconferência. Iniciamos em São Paulo só para quatro clientes, neste caso economizamos cerca de oito horas de deslocamento", afirmou ele. Para os sócios-diretores da Streamtel, empresa especializada em áudio e webconferência, Fábio Pereira e Augusto Martins, o mercado ainda tem muito a crescer. O amadurecimento das tecnologias web e o aumento da banda de internet para os usuários vêm proporcionando a criação de ferramentas cada vez mais sofisticadas. "Este é o caso da webconferência, as empresas estão descobrindo rapidamente os benefícios de tempo e dinheiro para que seus colaboradores se reúnam a distância" afirmou Pereira. A ferramenta desenvolvida pela empresa é a Web ConferenciaCorp, que possibilita reuniões com necessidade de recursos de colaboração, ensino à distância, divulgações, relações com investidores e treinamentos. O serviço é cobrado por participante que acessa, independente do local onde o usuário esteja. "O serviço ConferenciaCorp possui aproximadamente 550 clientes entre audioconferência e webconferência, dos quais 40% são micro e pequenas empresas. A procura pelo serviço de webconferência é a que mais cresce e vem tomando o espaço de outras modalidades de reunião à distância", completaram os sócios-diretores da Streamtel. REDUÇÃO.
|